Oportunidades de emprego no setor alimentício é possível ?

Alimentação saudável e comidas fresquinhas. Já pensou em trabalhar no setor alimentício? Este setor, mesmo diante do pior momento da pandemia, vem crescendo cada vez no Brasil, isso devido a busca das pessoas por uma alimentação e hábitos mais saudáveis.

PIB setor alimentício

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de São Paulo se destaca na indústria, no comércio e na prestação de serviços no setor alimentício. Representando cerca de 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse desempenho coloca o setor como o 1º maior em valor bruto de produção da indústria de transformação, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).

Veja algumas áreas deste setor que estão em crescimento:

1-    Alimentação vegana

Os brasileiros que estão se tornando adeptos do veganismo, está crescendo cada vez mais. O que significa que as empresas fornecedoras de alimentos veganos estão tendo uma maior demanda de pedidos, fabricação e entrega destes produtos. É um bom investimento para quem deseja começar a empreender e para quem deseja uma vaga de emprego neste setor, é importante se especializar na culinária vegana.

2-    Mercado de grãos

Outro segmento que está crescendo dentro do setor alimentício, é o comércio de grãos. O mundo está procurando alternativas de ter uma alimentação balanceada e o mais natural possível. Com isso, a busca por temperos e especiarias naturais (sem conservantes) está sendo cada vez maior. Hoje, é comum vermos sendo abertas novas franquias de empresas que são especializadas no comércio destes produtos. É válido fazer uma analise de qual empresas estão disponíveis em sua cidade ou proximidades para o encaminhamento de um currículo.

3-    Rede de fast-foods

Com o atual cenário pandêmico, as redes de fast-foods tiveram um aumento na demanda de pedidos, vendas e entregas. Com isso, aumentou-se também a abertura de novas vagas de emprego para este segmento. Geralmente, a contratação é imediata e as empresas oferecem todo o suporte e treinamento para que o novo colaborador inicie rapidamente os trabalhos.

4-    Cervejas artesanais

Este segmento é para quem deseja trabalhar na fabricação das famosas cervejas artesanais. Esta vem ganhando o seu devido espaço no setor alimentício, representando o valor de R$18.922.725 (valor bruto da produção industrial no Estado de São Paulo, segundo o InvesteSP). Contudo, para as vagas de emprego neste segmento, é necessário ter formação específica da área. Caso você tenha interesse, verifique se as suas formações e experiências são compatíveis com a vaga ofertada.

5-    Doces Gourmet

Com certeza você conhece os docinhos gourmet. Estes não faltam em festas e confraternizações. Mas não pense que este segmento se resumo apenas em doces, este também abrange a fabricação de bolos artesanais e muitos outros quitutes que compõem as mesas destas confraternizações. Principalmente agora na pandemia, esta foi uma opção bastante procurada para quem está sem emprego no momento. E para quem deu início a sua própria empresa: estão abrindo vagas de trabalho devido ao aumento da demanda dos pedidos. Dependendo do empregador, não é necessário ter formação ou especialização na área, porém, este será um diferencial em seu currículo na hora de concorrer a vaga.