Primeiro emprego ? 6 dicas que todo novato deveria saber

A ansiedade para quem está à procura do primeiro emprego é enorme e o medo de não atender as expectativas para a seleção são compatíveis com essa ansiedade.

Mas estamos aqui para mostrar com a nossas dicas de como conseguir o primeiro emprego, que está não é e nem deverá ser uma experiência que lhe cause medo e ansiedade, confira:

1-    Mito da experiência

Não se deixe entrar em um estado de ansiedade devido a sua falta de experiência, pois estudos mostram que a maior parte das grandes empresas, preferem fazerem a contratação de colaboradores sem qualquer experiência anterior, justamente para que assim, elas possam aprender e adquirirem experiências já nos moldes pré-definidos pela empresa contratante.

Contudo, não se esqueça de acrescentar em seu currículo que está será a sua primeira busca por uma vaga de emprego e que você está disposto(a) a novos desafios e experiências.

2-    Apresentação

Se atente ao seu modo de se portar diante do entrevistador. Algumas pessoas acreditam que nos dias de hoje não são mais avaliadas questões como a vestimenta da pessoa, modo de porte, entre outros detalhes, porém, se enganam.

Até os dias de hoje, somos totalmente avaliados em uma entrevista de emprego. Do início ao fim. Seja pelo nosso porte, linguajar, entre outros fatores.

3-    Empresa recrutadora

A empresa recrutadora entrou em contato com você e agendou a sua entrevista. Agora é o momento o qual você deverá fazer uma breve pesquisa sobre a empresa que irá lhe entrevistar.

Este passo é importante para que você saiba conduzir melhor a sua entrevista de acordo com a missão, visão e tendências da empresa que está lhe entrevistando.

4-    Currículo

Seu currículo deverá ser objetivo, porém com as informações que são importantes, como as suas formações, cursos complementares, entre outras informações que você julgar importantes para o recrutador.

Apenas tome cuidado para não adicionar informações que não necessárias, pois assim, você irá estar desvalorizando o seu currículo a invés de estar o enriquecendo.

5-    Networking

Networking é a sua rede de contatos. Está poderá ser uma grande aliada na hora de você conseguir o seu primeiro emprego.

Claro que um bom currículo continua sendo uma das melhores formas de se conseguir um emprego, porém, se você possuir uma rede de contatos, as chances de você conseguir o primeiro emprego são ainda maiores.

Este nada mais é que a famosa indicação para determinada vaga. Sendo assim, é interessante que você mantenha os seus contatos profissionais próximos.

6-    Trabalho em equipe e feedback

Será um diferencial em seu currículo para conseguir o seu primeiro emprego o seu conhecimento sobre o que é feedbacke trabalho em equipe.

As empresas valorizam colaboradores que saibam trabalhar com esses dois tipos de presença em resultados positivos.

Vale a pena investir um tempo dos seus estudos para aprender o que cada um representa em uma empresa e quais são as suas importâncias.

Leia nossos outros artigos: Dicas de como impressionar em uma entrevista.