Melhores dicas para conseguir um emprego na pandemia

O mercado de trabalho está passando por um processo totalmente atípico: estamos passando por uma pandemia e diante disso, o desafio de conseguir uma vaga de emprego ficou ainda mais difícil.

Porém, há o ditado que diz que “é na dificuldade que encontramos as oportunidades” e este nunca foi tão verdadeiro. Confira as nossas dicas de como conseguir um emprego na pandemia.

1-    Cursos online

Sabedoria e experiências nunca são demais. Aproveite este período de pandemia para se dedicar a novos estudos. Hoje são disponibilizados diversos cursos onlines e muitos são gratuitos e com direito a certificação.

Este é um grande passo ao sucesso para quem deseja conseguir um emprego na pandemia.

2-    Currículo sem padrões

Não faça um currículo dentro dos moldes padronizados que já tanto conhecemos. É importante que ele seja atrativo para a empresa recrutadora. Como estamos em um período o qual experiências com a internet e marketing digital (estas são algumas áreas em expansão) estão totalmente em alta, é uma excelente escolha adicionar suas experiências com SEO, por exemplo, em seu currículo.

Mas cuidado! Lembre-se que o seu currículo deverá ser o mais objetivo possível.

3-    Redes Sociais

Mantenha as informações das suas redes socias atualizadas e é necessário um cuidado extra na hora de fazer um post novo ou algo nesse sentido. Como as entrevistas em maior parte, nos dias de hoje estão sendo feitas através de videoconferências, é comum as empresas recrutadoras antes de fazerem o primeiro contato, buscarem informações sobre o candidato na internet.

Esta ação é comum devido a empresa analisar se o candidato possui o perfil que a empresa está procurando.

4-    Flexibilidade e contratos temporários

Considere trabalhar através de contrato temporários. Esta modalidade de contratação, mesmo com a pandemia, está em alta.

Como a economia ainda está sem um direcionamento, as empresas estão optando cada vez por contratos temporários. Está é uma boa opção, pois a chances de efetivação são maiores.

Analise a sua flexibilidade em relação a sua disponibilidade de horários e se você está disposto(a) a ter um trabalho através de contrato temporário. Não esqueça de inserir esta informação no seu currículo.

5-    Pretensão salarial vs pandemia

Esta dica se enquadra na anterior em relação a flexibilidade. Tudo bem, sabemos que nossa mão de obra possui um valor. Porém, devemos encarar a atual realidade do mercado.

Infelizmente, estamos em crise. Neste momento, devemos ser mais flexíveis em relação a pretensão salarial.

Muitas empresas acabam por não contratar o candidato devido a essa falta de flexibilidade.

Tenha paciência, com o tempo e a melhora da crise, os reajustes salariais são certos.

6-    Avaliação de setores

Antes de encaminhar seu currículo para qualquer área, faça uma pesquisa sobre os setores que estão em crescimento durante a pandemia.

Caso a sua área não esteja em crescimento, é valido, se for o caso, a mudança de área.

O importante é que você se adeque ao novo mercado. Áreas como marketing digital e TI estão em alta.