7 Melhores dicas para ganhar uma promoção no trabalho

Saiba que ganhar uma promoção no trabalho não depende somente da boa vontade do seu chefe: requer muita força de vontade e dedicação.

Portanto não basta ter conhecimento dos processos internos e ser querido no ambiente de trabalho, é preciso pensar na empresa como se fosse sua, além de desenvolver as qualidades de um bom profissional, inclusive a comunicação.

Mas, muitos profissionais almejam construir carreiras bem estruturadas dentro da empresa, e para isso adotam estratégias para ganhar a tão sonhada promoção na área, mas conseguir se destacar diante de tantos profissionais competentes e experientes, torna se uma tarefa difícil.

Você sonha em receber uma promoção no trabalho? Então, certamente este artigo irá lhe ajudar a conquistar a tão sonhada promoção!

Várias pessoas imaginam que com o tempo de trabalho na empresa, a promoção será uma consequência deste tempo, porém, é um pensamento errôneo.

Confira nossas dicas para receber uma promoção no trabalho.

1-    Qual é o seu objetivo?

Antes de partir para a promoção ou pedir o pedido dela, é importante que você faça uma reflexão de qual é o seu papel desenvolvido dentro da empresa e qual é o seu objetivo. Em qual cargo você deseja estar?

2-    Competências e habilidades

Complemento da dica anterior, uma vez que você decidiu qual cargo está almejando, agora é a hora de você analisar quais as competências e habilidades que serão necessárias para desenvolver tal função e se você as possui. Caso seja negativa as suas experiências em relação a nova vaga, você poderá dar início a cursos e especializações focadas para o cargo que você deseja.

3-    Pró atividade

Vivemos em um século aonde não basta termos um currículo regado a formações e especializações. Nos dias de hoje, são necessárias atitudes e ações que somente a pessoa poderá desenvolver, e tudo irá depender da sua pró atividade. Este se faz necessário para quem deseja chamar a atenção da empresa para uma futura promoção. Isto não quer dizer que você deverá executar tarefas além das suas e sim que trazer soluções para algumas situações da empresa, por exemplo, com certeza será um diferencial.

4-    Trabalho em equipe e feedback  

Toda empresa leva em consideração com o colaborador lida com o trabalho em equipe e principalmente como este agrega na hora de dar o feedback para os superiores. Por isso, seja uma pessoa ativa, coletiva e objetiva no dia a dia da empresa e nas reuniões. Se for necessário, monte suas anotações sobre o seu cotidiano na empresa e algumas pautas que devem ser mencionadas em seu feedback. Isso irá tornar seu diálogo e relacionamento com a equipe mais otimizada e objetiva, desta forma, levando você a ter um papel de destaque na equipe.

5-    Investimento em treinamento

 Algumas empresas oferecem aos seus colaboradores, cursos de especialização / reciclagem. E acredite, muitos não aceitam participar pois pensam que é uma perda de tempo ou que o fato de fazer tais cursos não irá agregar em nada para o seu desempenho dentro da empresa. E este tipo de pensamento é totalmente errado. A empresa e seus superiores avaliam a dedicação de cada um de seus colaboradores. Por isso, nunca de fato recuse qualquer oportunidade de uma nova aprendizagem que a empresa venha a oferecer gratuitamente.

6-    Dedicação

 Esta dica é uma extensão da dica acima, pois a verdade é que as empresas e seus superiores estão em constante monitoramento dos resultados de seus colaboradores. Seja em equipe ou isoladamente. Estamos sempre sendo avaliados através de nossos resultados, contribuições e ações dentro da empresa. Se manter dedicado em sua função é um dos pontos importantes para quem deseja receber uma promoção no trabalho.

7-    Tempo e paciência 

 Não poderíamos deixar de mencionar como uma última dica para receber uma promoção no trabalho: a paciência.

Não se esqueça que a promoção não acontecerá da noite para o dia, porém, com o foco, dedicação e iniciativas corretas, a promoção é praticamente uma certeza!