8 Dicas de como impressionar em uma entrevista

Quando estamos à procura de um emprego, é muito comum ficarmos nervosos e ansiosos quando somos convidados para uma entrevista de emprego e muitas vezes acabamos por não atender os requisitos da vaga logo em nossa primeira apresentação.

Em uma entrevista de emprego é essencial que algumas regras básicas sejam seguidas para você ter sucesso e se sair muito bem na entrevista. Confira nossa seleção de dicas de como impressionar em uma entrevista de emprego:

1-    Currículo

Tenhas as informações importantes em seu currículo e o mantenha com o máximo das informações atualizadas. Mas cuidado para não acabar por fazendo o famoso “enchendo linguiça”. Geralmente, as chances de uma empresa contratar uma pessoa com um currículo clean, são maiores.

2-    Sobre a empresa contratante

Antes de ir para a entrevista, dê uma pesquisada sobre a empresa a qual está indo ser entrevistado. É fundamental que você saiba um pouco sobre a história, visão e missão da empresa. Certamente isso será um diferencial em sua apresentação.

3-    Trabalho em equipe

Nos dias de hoje, não é somente uma resposta como o “sim” que irá mostrar para o entrevistador que você sabe trabalhar em equipe. Antes mesmo de iniciar a entrevista, pergunte a si mesmo: “por que e como posso desenvolver o trabalho em equipe”?

4-    O seu valor na empresa

Esta é a pergunta que sempre ficamos apreensivos: “Por que deveríamos lhe contratar?”. Como na dica anterior, é importante que você saiba como expressar e contar, brevemente, as suas experiências em outros empregos e como todo esse conhecimento poderá ser aproveitado e somado a nova vaga de emprego.

5-    Pretensão salarial, qual é o seu valor?

Tenha em mente qual é a sua pretensão salarial, pois é bem provável que está pergunta será feita a você. E mais importante do que você saber dizer qual é o seu valor pretendido, é saber o porquê deste preço. Recomendamos que antes de decidir a sua pretensão, você tenha um embasamento do mesmo.

6-    Postura ou linguagem corporal

É fundamental demonstrar com a postura do seu corpo o quão interessado e confiante vocês estão na vaga de emprego. Mantenha uma postura preferencialmente reta e tente não manter a posição conhecida como “robô” (quando ficamos muito enrijecidos).

7-    Sobre você

Com certeza o entrevistador irá pedir para que você conte um pouco sobre a sua vida e carreira. Mas, não cometa o erro de contar com detalhes sobre os mesmos. Tente ser o mais breve possível e sempre passando as informações que você julgar pertinentes a empresa.

8-    Treine em casa

Antes de ir para a entrevista de emprego, treine a sua oratória em casa. Pode ser feito de frente para um espelho. Finja ser o entrevistador e faça para si, perguntas que provavelmente serão feitas na entrevista e as responda, como se estivesse respondendo ao entrevistador. Aproveite para analisar como está a sua postura.

Com essas dicas com certeza você irá mandar bem em sua entrevista de emprego! 

E caso você receba um não, lembre-se que todo profissional bem-sucedido na carreira também já recebeu muitos nãos no passado, por isso não desista. Tudo no seu tempo.