7 Dicas para trocar de emprego e se dar bem em 2021

Há momentos em nossas vidas que mudamos nossas metas e objetivos e talvez, nesta mudança seja necessário ou envolva a mudança de emprego. Principalmente em tempos de pandemia, há uma grande necessidade de nos reinventarmos cada vez mais no campo profissional.

Confira neste artigo 7 dicas para trocar de emprego:

1-    Pesquisa de setores e segmentos

Antes de iniciarmos a busca de um novo emprego, é importante que seja feita uma pesquisa sobre quais setores e seus segmentos estão em alta. Desta forma é possível ter um melhor direcionamento de onde começar a busca por uma vaga de emprego e não acabar por ter uma perda de tempo em áreas que não estão tendo a disponibilização de novas vagas.

2-    Planejamento

Uma das dicas mais importantes, é o planejamento financeiro que deverá ser feito antes mesmo de se pensar em trocar de emprego. Analise e avalie qual será a margem de tempo e quais serão os gastos dentro deste período em que você irá estar procurando uma nova vaga. Tenha uma reserva em poupança ou similar para os gastos deste período.

3-    Especialização e cursos livres

O desejo de mudar emprego existe e você está pronto(a) para encarar uma nova etapa da vida profissional. O momento é de avaliar quais são as suas especializações e investir em cursos livres, se for o caso. Hoje, com a tecnologia, há diversos cursos que são disponibilizados no modo online e muitos deles são gratuitos (a grande maioria possuí certificação na conclusão do curso).

4-    Currículo atualizado

Não podemos nos esquecer de manter o currículo atualizado. Afinal, é através dele que a empresa irá avaliar quais são as suas qualificações e experiências. Ainda dentro dessa atualização, deve-se manter os seus contatos atualizados. Até mesmo as suas redes socias como o LinkedIn, por exemplo.

5-    Tenha certeza da troca

Algumas vezes, sentimentos a necessidade de sair em busca de novos horizontes em nossa carreira, porém, antes de iniciar a sua busca para trocar de emprego, avalie quais são as suas atuais condições de trabalho de na empresa em que já está empregado e analise se vale a pena a troca ou se talvez, seja melhor conversar com a equipe da atual empresa para propor novos desafios, como o interesse em uma promoção, por exemplo.

6-    A necessidade do emprego

Tenha em mente que trocar de emprego não é algo que aconteça da noite para o dia. Sendo assim, não coloque em ação o plano de troca sem antes já estar se direcionando esta nova empreitada. Ou seja, considere a possibilidade de procurar um novo emprego mesmo estando no atual. Aproveite para fazer uma reflexão de quais são ou foram os motivos que o levou a ter esta atitude.

7-    Saúde

Por último e não menos importante, a nossa última dica é relacionada a saúde. Dê preferência para as empresas que se preocupam com a saúde física e mental de seus colaboradores. Faça uma breve avaliação sobre o seu atual emprego: este lhe garante condições saudáveis de trabalho? Se sim, será que é válido conversar com o setor de Recursos Humanos? Se não, o que você almeja que a empresa nova que lhe conceder a vaga lhe proporcione?