6 Dicas de como se organizar no home-office

O trabalho através do home-office já existe há anos, porém, com a pandemia o número dos teletrabalhos ou o famoso home-office está ficando cada vez mais em evidência. Isso devido o momento ao qual nos encontramos e isso é possível graças a toda revolução tecnológica que possuímos nos dias de hoje.

Mas, para algumas pessoas, principalmente para aquelas que não estão habituadas a trabalharem fora da empresa, este momento poderá estar sendo bem difícil de habituação. Pensando nisso, elaboramos 6 dicas de como se organizar no home-office. Confira!

1-    Home-office

Antes de tudo, vamos entender o que é o home-office. Esta é uma modalidade de trabalho que significa literalmente “escritório em casa”. Sabendo disso, um dos primeiros passos para se organizar no home-office é entender que você não está sem sua casa. E sim em seu trabalho.

É uma mistura perigosa confundir os pensamentos entre escritório e casa. Uma vez que se não souber separar isto, poderá gerar como consequência a diminuição da produtividade, atraso de entregas no prazo estabelecidos e muitas outras consequências.

2-    Material e suporte

Para dar início ao home-office é preciso que a empresa lhe forneça o suporte para que você consiga desenvolver suas funções longe da empresa, como computador, telefone, acesso a materiais em nuvem, este são só alguns exemplos.

Pode ser que no início, algumas coisas não fiquem em 100% de aproveitamento, afinal, estamos vivendo um período totalmente atípico, onde várias empresas não estavam preparadas para dar o suporte a colaboradores em home-office. Sendo assim, é muito importante que você mantenha bem atualizado o seu feedback com a área responsável, sobre estas questões de suporte: o que está funcionando e o que deverá ser melhorado.

3-    Disciplina e Organização

O trabalho a distância requer disciplina e organização por parte do colaborador. O que muitas vezes não é fácil de se executar estando em casa.

Disciplina e organização são duas palavras-chaves para o colaborador não acabar por diminuir o seu rendimento e produtividade em sua função.

Estabeleça os seus horários exatamente como se estivesse fisicamente na empresa. Não cometa o erro de malear o seu horário simplesmente pelo fato de estar em home-office.

4-    Sem pijamas!

Mesmo que esteja em home-office, não fique de pijama o dia inteiro, principalmente enquanto está trabalhando.

Trocar de roupa e se arrumar para tal, é sempre bom. Isso traz confiança em si mesmo e se acontecer aquela reunião em vídeo conferência de última hora, você já irá estar vestido adequadamente.