6 Dicas de como manter a saúde mental no trabalho

Podemos dizer que todos os setores possuem suas pressões e muitas vezes o colaborador não consegue manter a sua saúde mental sozinho. É necessário que este tenha um momento para si e saiba como manter cuidar da sua saúde mental no trabalho.

Nunca foi tão conversado sobre o assunto como é feito nos dias de hoje. Principalmente neste cenário trabalhista, onde a maior parte dos trabalhos estão sendo executados através de home-office e o contato humano ficou mais restrito. Causando um excesso de pressão, solidão e ansiedade nos trabalhadores.

Pensando em ajudar as pessoas que não possuem condições financeiras para buscar a devida ajuda, trouxemos algumas dicas de como manter a saúde mental no trabalho. Confira:

1-    Organização do local

Seja presencial ou em home-office, mantenha o seu local de trabalho organizado. Sem o acúmulo de papéis e materiais desnecessários. Caso o seu tipo de trabalho exija o acúmulo de tais papéis, tente manter estes organizados em caixas próprias para esta finalidade ou do modo que você preferir. O importante é manter a sua vista clean.

Este simples ato irá evitar um possível estresse mental por ver um local de trabalho cheio de materiais e papéis esparramados e irá trazer uma sensação de que tudo está dentro do controle. Assim, ajudando não só mentalmente, mas também na melhora dos seus resultados.

2-    Sem estresse

Seja e tenha atitudes positivas em relação as adversidades que acontecerem ao longo da jornada de trabalho. Lembre-se que o negativismo gera somente frustações e acaba com possíveis conexões de trabalhos e resultados positivos que os seus projetos poderiam ter como resultado.   

3-    Exercícios

Pratique exercícios físicos regularmente e busque a prática de exercícios voltados para a saúde mental, como a meditação e yoga, por exemplo.

A prática permite que nosso corpo libere certas substâncias que ajudam na produção de alguns hormônios que favorecem os nossos sentimentos de satisfação, felicidade, relaxamento e muitas outras sensações.

Porém, não é apenas em um dia que você terá resultado, estes exercícios devem ser praticados diariamente. Os especialistas recomendam no mínimo 30 minutos por dia de atividades físicas. Em caso de dúvidas, busque ajuda de um profissional da saúde.

4-     Se hidrate

Durante as pausas para um intervalo, não se esqueça de beber água. O recomendado que é sejam consumidos no mínimo 2 litros de água por dia. Ela é importante para que o nosso corpo corresponda bem ao que o dia longo de trabalho exige. Ajudando a manter nosso corpo mais disposto para o dia.

5-    Tecnologia

É válido usar a tecnologia a favor e fazer o uso de aplicativos que estão disponíveis gratuitamente para ajudar a mente relaxar. É incrível a lista de aplicativos que são voltados para ajudar a manter a saúde mental.

O ideal é você ir testando o qual melhor irá atender ao que você necessita.

6-    Ajuda profissional     

Em alguns casos, fazer os processos para relaxar a mente sozinho(a) em casa não resolve, tornando assim, necessário que seja feita a busca por ajuda de um profissional especializado da área da saúde mental. O mais comum é procurarmos por terapeutas.

Para quem necessita de ajuda especializada, nos dias de hoje é possível encontrar a ajuda através de chamadas de vídeo. Facilitando a comunicação e o acesso a estes profissionais.